O Dia do Homem é uma data pouco divulgada

O Dia do Homem. No Brasil, o Dia do Homem é comemorado no dia 15 de julho.É uma data pouco conhecida e pouco divulgada. Esse dia também não tem comemorações ou feriados, como o Dia da Mulher. Porém, é comemorado anualmente . Essa data foi instituída em 1992.

Dia do Homem

A diretora da Secretaria de Mulheres e Cultura de Paz da UNESCO, Ingeborg Breines, disse que a criação da data é “uma excelente ideia para equilibrar os gêneros”.

Os objetivos do Dia do homem

Os objetivos principais do Dia do Homem é melhorar a saúde dos homens, especialmente dos mais jovens. Melhorar a relação entre gêneros. Promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens.

É uma ocasião em que homens se reúnem para celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na famílias e no casamento, e na criação dos filhos.

As atenções para tal data vêm se tornando crescentes, sobretudo por parte de autoridades políticas e por núcleos de especialistas na saúde do homem.

Segundo dados do IBGE, homens brasileiros vivem em média sete anos a menos que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes e colesterol.

Estudos comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas.

Essa ocorrência está ligada ao fato de que eles recorrem menos frequentemente do que as mulheres aos serviços de atenção primária e procuram o sistema de saúde somente quando os quadros já se agravaram.

O diagnóstico precoce das doenças que atingem os homens evita complicações e aumenta chances de cura.

As moléstias mais comuns nos homens, depois dos 45 anos de idade, são:
– Câncer de próstata;
– Declínio hormonal, ou andropausa e
– Distúrbios de ereção

O Dia Internacional do Homem é um evento celebrado em 19 de Novembro de cada ano.

Apesar de possuírem datas diferentes, ambos possuem o mesmo objetivo que é a conscientização do homem para a sua saúde.

Você pode gostar também de

Homem maduro aos 54 anos

Pompoarismo